Dengue volta assustar população
A dengue e um mosquito pequeno, porém, capaz de matar um ser humano adulto, por exemplo.
A dengue se forma através de água parada. Seja em garrafas de vídeos, plásticos, sacos, vasos de flores, caixas d'água, e até mato alto e lixo.
Ela se desenvolve por meio de larvas que nascem com o acasalamento do Aede Aegypti.
A epidemiologia e secretarias de saúde orientam a população para tomarem medidas para conter tal mosquito.
Não deixar água parada em qualquer lugar, olhar os vidros, pets, vasos de flores sempre tem que ser trocados, e não deixar água parada em hipótese alguma.
Os casos de dengue vem aumentando, principalmente no estado do Paraná. De acordo com balanço feito pela SESA ( Secretaria Estadual de Saúde) eem boletim desta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, foram registrados 1.156 casos em todo o estado. Um dado para lá de alarmante.
Até agora, 21.765 casos foram ddiagnósticos apenas em 2025 em menos de 2 meses e 3.725 diagnósticos confirmados e um óbito por conta da doença.
Dentro do total, 356 cidades paranaenses registaram casos de dengue e o mosquito Aede Aegypti, e em 187 confirmados.
Entretanto, entre as Regionais com mais casos, estao: na décima quarta regional de Paranavaí com (1.287), a RS de londrina com (633), RS de Cianorte com (355), a décima segunda RS de Umuarama (248) e décima quinta RS de Maringá com (191).
Entre os sintomas, estao: dores pelo corpo insuportável, dores de cabeça, febre alta, mal estar, perdas de apetite, e entre outros, lembrando que varia de organismo para organismo, segundo médicos e autoridades sanitárias.
Além da dengue, a preocupação também e com a chucungunha, zika e que tem a ver com o Aede Aegypit, e entre outros.
Além do trabalho das Secretarias de saúde, a população também precisa fazer a sua parte para combater tão doença.
No entanto, o que se vê por aí e lixo esparramado por toda a parte, terrenos com mato alto e lixo jogados de maneira ilegal as margens de estradas de terras aos arredores das cidades, como em Santa Mariana, no norte do Paraná.
Tem água parada aí?, tire urgentemente e já nos siga e curta e comente para postagens como está.
Informações fontes, são do blog do Marcos Júnior e da SESA (Secretaria Estadual de Saúde).
Por Geovanne Roggerio.
Comentaris